Total de visualizações de página

domingo, 27 de maio de 2012

Eu tenho DDA ( distúrio de déficit de atenção

  O DDA ocorre como resultado de uma disfunção neurológica no córtex pré-frontal. Quando pessoas que têm DDA tentam se concentrar, a atividade do córtex pré-frontal diminui, ao invés de aumentar (como nos sujeitos do grupo de controle de cérebros normais). Assim sendo, pessoas que sofrem de DDA mostram muitos dos sintomas discutidos nesse capítulo, como fraca supervisão interna, pequeno âmbito de atenção, distração, desorganização, hiperatividade (apesar de que só metade das pessoas com DDA sejam hiperativas), problemas de controle de impulso, dificuldade de aprender com erros passados, falta de previsão e adiamento.
O DDA tem sido de particular interesse para mim nos últimos 15 anos. A propósito, dois dos meus três filhos têm essa síndrome. Eu digo às pessoas que entendo mais de DDA do que gostaria. Através de uma pesquisa feita com SPECT na minha clínica, com imagens cerebrais e trabalho genético feito por outras, descobrimos que o DDA é basicamente uma disfunção geneticamente herdada do córtex pré-frontal, devido, em parte, a uma deficiência do neurotransmissor dopamina.
Eu tenho DDA ( não preciso de nenhum médico para me dizer isso). 
Sempre fui sonhadora, sou feliz assim prefiro viver em um mundo surreal do que nesse mundo caótico em que estamos, sonho muito acho que não sou daqui, me perco nos meus sonhos, tem horas que as pessoas falam comigo e nem vejo, dizem que isso é um sintoma do distúrbio de déficit de atenção, dizem que sou preguiçosa, avoada, doidinha , esquecida,
Deve ser por isso que repeti 4 vezes, dizem que o DDA é inteligente, mas o seu cérebro esta 200km por hora enquanto os dos outros 80km, minha mente não para nunca,  penso varias coisas ao mesmo tempo, não consigo me concentrar um só minuto, as vezes estamos em um conversa séria e  do nada já estou em outro lugar pensando em uma roupa , na casa para limpar, quando percebem que não estou ali me chamam e nem me perguntem o que estavam falando que não sei , nessa lista abaixo acho que tenho um pouco de tudo.
1-  Distração (olha eu)
2-  Impulsividade ( eu também)
3-  desorganização ( eu eu eu )
4-  Começam muitos projetos, mas terminam poucos ( sou eu)
5-   Mau humor e pensamento negativo   ( Soninha também)
6-   Dificuldade em expressar os sentimentos
7-   sentimento de vazio de estar "em uma neblina"
8-  Desassossego ou dificuldade de ficar parado
9 - Dar rápido a resposta, antes de as perguntas terem sido completadas
10-  Impulsividade (dizer ou fazer coisas sem pensar antes)
11-  Excessivo sonhar acordado
12- Dificuldade em ouvir


Nessa lista acima tenho tudo e ainda não acaba por ai, dizem que teno que procurar um médico e as vezes acho que sim, mas as vezes sou feliz assim, o que me " aburrece" e o fato de ter ótimas ideias e não começar nada o resto sou feliz assim



OBSERVE A NUTRIÇÃO DO CÓRTEX PRÉ-FRONTAL
A intervenção nutritiva pode ser especialmente útil nessa parte do cérebro. Durante anos recomendei uma dieta alta em proteínas e baixa em carboidratos, relativamente de pouca gordura para meus pacientes com DDA. Essa dieta tem um efeito estabilizador nos níveis de açúcar no sangue e ajuda tanto no nível de energia quanto na concentração. Infelizmente, a grande dieta norte-americana é cheia de carboidratos refinados, que tem um efeito negativo nos níveis de dopamina no cérebro e na concentração. Com ambos os pais trabalhando fora de casa, há menos tempo para preparar refeições saudáveis e refeições fast-food tornaram-se mais comuns. O café da manhã de hoje consiste tipicamente de alimentos que têm muitos carboidratos simples, como waffles congelados ou panquecas. Tortas, bolinhos, doces e cereais. A salsicha e os ovos foram deixados de lado em muitas casas, devido à falta de tempo e à idéia de que a gordura faz mal. Ainda que seja importante ser cuidadoso na ingestão de gordura, o café da manhã antigo não é uma idéia tão má para as pessoas que têm DDA ou outros estados onde a dopamina seja insuficiente.
As melhores fontes de proteína que eu recomendo são as carnes magras, ovos, queijos magros, nozes e legumes, que ficam mais equilibradas com uma porção saudável de vegetais. Um café da manhã ideal consiste de uma omelete com queijo magro e carne magra, como a de frango. Um almoço ideal consiste de atum, frango ou salada de peixe fresco, com legumes mistos. Um jantar ideal contém mais carboidratos, para equilibrar a refeição com carne magra e legumes. Eliminar açucares simples (como nos bolos, doces, sorvetes e guloseimas) e carboidratos simples, que são prontamente quebrados em açúcar (como pão, massa, arroz e batatas), terá um impacto positivo no nível de energia e aquisição de conhecimento. Essa dieta ajuda a elevar os níveis de dopamina no cérebro. É importante observar, no entanto, que essa dieta não é ideal para pessoas com problemas no cíngulo ou de concentração excessiva, que geralmente se originam de uma relativa deficiência de serotonina. Os níveis de serotonina aumenta, a dopamina tende a decrescer e vice-versa.
Suplementos nutritivos podem também surtir efeito positivo nos níveis de dopamina do cérebro e melhoram o foco e a energia. Eu freqüentemente faço meus pacientes tomar uma combinação de tirosina (500 a 1.500 miligramas duas ou três vezes ao dia); sementes de uva OPC (oligomeric procyanidius) ou casca de pinho, encontradas em lojas de produtos naturais (meio miligrama por quilo do peso do corpo); e gingko biloba (60 a 120 miligramas duas vezes ao dia). Esses suplementos ajudam a aumentar o fluxo de dopamina e o fluxo sangüíneo no cérebro e muitos dos meus pacientes relatam que eles ajudam na energia, na concentração e no controle de impulso. Se quiser tentar esses suplementos, fale com seu médico.

Nenhum comentário: