Total de visualizações de página

domingo, 3 de junho de 2012

Bolo de bolacha português

   Quando era miúda  tinha tantos sonhos, não é que eu não tenha  hoje ,mas lá tudo era mais fácil de se ter, era um mundo tão mágico, onde eu tinha amigos imaginários , onde eu viajava na nave da Xuxa, onde a Barbie o Ken a Susy eram minha companhia constante, onde o Ken  podia trair a Barbie com a sua amiga Susy que ninguém o  chamaria  de galinha e ela de piranha, onde eu brincava de casinha, cozinhava,   limpava e isso não era um trastorno que é hoje, onde eu queria ser a primeira em tudo, e quase sempre conseguia. Meu sonho era ser a Sinhazinha da escola, o meu pai vendia todos os votos, mas quem sempre ganhava era a filha do diretor , sempre ela, por que será?  Eu sempre ficava com o segundo lugar era a princesa , ficava feliz, mas era segundo lugar ! 
    Onde eu podia ser médica, atriz , nutricionista sem precisar estudar e ter um diploma, onde eu cantava igual louca  trem da alegria, Balão mágico , e Xuxa e todos achavam minha voz linda.
  Minha infância em Portugal também foi surreal, fiquei por lá quase três meses, foram três meses mágicos, onde eu tinha um tio mágico ( esse não era imaginário, era um amigo  de verdade , eu pensei que ele fosse para sempre , mas não foi )  um tio que fazia tudo por mim , não e que os outros não faziam é que ele era criança grande, eu era o chaveiro dele , enquanto meus pais estavam no fado eu sempre ficava na casa do meu tio na colina do sol, lá ele fazia macarrão todo dia para mim, só nessa casa portuguesa a gente não tomava sopa antes da refeição , até tinha mais ele não me obrigava, passeava tanto , ia nos cafés ( era padaria ou bar ) onde se tomava bica ( ai sim era uma xicrinha de café ) e um prego ( um delicioso pão com carne) ou então viajar naqueles ônibus  de dois andares onde eu queria pegar o céu. Ou quando a gente corria seguindo os trilhos do trem lá em Santarém, quando a gente andava de barco  no Portugal dos pequeninos, ou quando a gente dava uma de farofeiro e ia fazer churrasco brasileiro em uma praça que todos faziam o mesmo, mas as batatas do churrasco eram a moda  portuguesa (eles cozinhavam um pouco na água e sal e depois colocavam na brasa ) ou quando a gente viajava em uma van que meu pai comprou só para a gente passear , nessa van meu tio ia cantando músicas infantis de Lisboa até o Minho , onde eu era feliz naquele nosso mundo infantil, ou no parquinho em frente o prédio dele , que pendurada na janela ele perguntava se eu queria descer, ele tinha uma paciência tão grande que acredito que não existe hoje alguém com aquele paciência, o diferente nele que ele brincava comigo, , ele não ficava tomando conta, ele brincava de verdade, não para agradar, ele era uma criança se divertia com aquilo, as vezes eu achava  que era por que não teve filhos.  Eu quis saber da minha estrela guia onde era realmente meu mundo encantado.
   Meu mundo encantado descobri que era na minha infância , demorei tanto e descobrir que minha infância foi a melhor de todas as faces de minha vida. 
  Poderia ficar aqui e escrever um livro de tudo que vivi na infância , tudo isso que escrevi foi por causa de um simples bolo , porém maravilhoso que comi várias vezes nas casas portuguesas de todos familiares , também era figurinha fácil nas festas de aniversários dos tios e primos da terrinha, lá o parabéns era  " bunitinho " era cantado assim

Parabéns a você
nesta data querida
muitas felicidades 
muitos anos de vida !
Hoje é dia de  festa
Cantam as nossas almas
Para o/a menino /a ( nome da pessoa)
Uma salva de palmas
Tenha tudo de bom
do que a vida contém
tenha muita saúde
e amigos também
Hoje o/a (nome) faz anos
Porque Deus assim quis
o que mais desejamos 
É que seja feliz


 Aqui esta a receita do Bolo de bolacha português


3 pacotes de biscoito Maria redondo
café forte ( adoçado)


Para o creme
200 gramas de manteiga sem sal
500 gramas  de açúcar de confeiteiro
3 gotas de baunilha
1 xícara de chocolate em pó


Para o creme , bata a manteiga com o açúcar  depois o chocolate e as gotas de baunilha 


Modo de fazer

Molhe um biscoito por vez  ( molhe é tire rápido, senão fica muito mole) coloque um no centro
e seis em volta, quando acabar a primeira camada coloque o creme,a vá intercalando , por ultimo
passe o creme no bolo todo e decore como desejar, ou com coco ralado, ou castanhas picadinhas


etc...





   

Nenhum comentário: